terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um pássaro falou comigo.

Era verão. Primeiro dia de 2011, acordei meio desnorteado, afinal de contas, havia dormido poucas horas, pois tinha assistido a virada do ano na paradisíaca Ilha do Morro de São Paulo. Pude ver os fogos de artifícios cruzando e dando cores diversas ao céu, fato que me tirou o sono por algumas horas, mas confesso que não foram somente os fogos e o encantamento da chegada de um novo ano que tirou meu sono, mas esta é outra história.

Ao levantar e abrir a janela deparei-me com um lindo céu azul, várias árvores centenárias, ar puro a respirar e o canto de um pássaro colorido (gostaria de saber seu nome), a canção entoada por ele entrou em meu coração como um ar angelical. Havia um mistério na atmosfera.
Aquele pássaro tinha um encantamento de maestro, com seu canto regia as folhas das árvores, os ventos obedeciam em um só ritmo a suavidade da música que chamou toda a natureza para bailar. Aquele pássaro era uma mistura de músico e poeta. Tudo e todos estavam em sintonia, fiquei embasbacado com a precisão e perfeição do que acontecia. Não demorou muito para que outros pássaros iguais e diferentes aproximassem para compor o lindo coral. O único ser que não conseguia se adequar àquele sublime momento era eu mesmo.
Fui tomado por um sentimento estranho, que não consigo identificá-lo, e acredito que não provarei nunca mais da emoção daquele momento.
Depois, percebi que sentia inveja daquele pássaro, da sua liberdade, espontaneidade e coragem. Os pássaros constroem suas casas com a liberdade de ser pássaro, não precisam de arquitetos, pedreiros, carpinteiros, eletricistas, encanadores ou pintores... Eles usam a arte, as cores, a música, os poemas, os vôos rasantes, os recursos naturais, eles pintam e bordam, bordam e pintam e constroem a vida na simplicidade de ser pássaro. E o que mais me impressiona é que tudo isso só se constrói através de uma bela canção. Penso que todos nós seres humanos deveríamos ter uma canção como a dos pássaros. Só assim construiríamos nossas casas com a liberdade do amor, com o toque da graça, com a marca da solidariedade, com a virtude da misericórdia e a força da alteridade...
Aprendi ainda quando menino, através dos salmistas, que os pássaros cantam para louvar a Deus, mas naquele momento, ele estava em um fino galho de uma imensa mangueira, e acreditem! Cantava para mim. Não era um louvor de adoração, mas uma canção que confortava minha alma. Senti que ele queria me falar algo muito esplêndido e, a cada instante, o seu canto aumentava, suas penas se arrepiavam, ele cantava ainda mais alto, parecia que ia estourar, era um canto de esperança, boas vindas ao novo ano. Por instantes ele parou como se quisesse me perguntar: Você entendeu o que cantei para você? Tu precisas aprender a desaprender.
Entendi que o pássaro encantado quis me falar dos casos mais importantes da vida, fatos que nós homens resolvemos abrir mão, por conta da ganância e da crueldade de ser homem. Nós homens só falamos em riqueza, sucesso, trabalho, poder, armas, drogas, doença, morte e ainda anunciamos um pseudo-evangelho. O pássaro quis apenas me falar de música, poema, amor e saudade...
Ele ainda me disse: viva e sinta saudade, pois quem sente saudade tem alma e quem tem alma é capaz de amar.
Naquele momento, no verão, primeiro dia de 2011, sentir-me como uma criança e dei asas a minha imaginação...
O pássaro convidou-me para voar, aceitei o convite. Sabe o que aconteceu?
Dê asas a sua imaginação, e venha voar conosco...
Ildeilson Santos

3 comentários:

  1. Grande amigo e irmão, certamente o pássaro foi enviado por Deus para anunciar e profetizar o belo ano que se iniciaria... Qd os profetas estão perdidos em seus enganos, profetizando riquezas, contaminados pelo poder Deus usa os jumentos, as pedras e os passarinhos, para cantar sua simplicidade... Para trazer recados para os seus... Bendito seja Nosso Deus... Que o ano de 2011 seja iluminado, gracioso, repleto de momentos alegres e que a presença de Deus seja sentida por nós nas coisas mais simples... Valeu Déi pela bela reflexão... Continua assim, sensível à voz de deus e ao canto dos pássaros... Grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. O Deus poeta tem cantado suas canções trazendo em seu conteúdo as vezes mensagens extremamente relevantes e em outras, toda sua ternura e amor repleto de graça... Parabéns meu lindo pela sensibilidade de alma, continue assim... Forte Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias pessoas passam e ouvem o canto dos pássaros, mas quase ninguém escuta seu canto. Só algumas pessoas especiais conseguem deixar a criação falar de forma apoteótica..(rsrsrs) nos seus corações.
    Fico muito satisfeito que essa graça não ficou restrita no tempo a Moisés que viu a sarça arder e não se consumir, Jeremias que viu a palavra de Deus em uma vara de amendoeira ou como Ezequiel que percebeu a palavra e vontade de Deus na visão de um livro.
    Você é uma pessoa especial a prova dessa verdade é essa sua sensibilidade como as dos profetas citados a cima, só os grandes homens e mulheres de Deus podem se envolver com a criação e ouvir sua voz. Você conseguiu desenvolver o seu terceiro olho, pois ele se encontra no sexto chakra, chamado de ajña é localizado entre as sobrancelhas. “Este é um chakra extremamente importante no hinduísmo, pois corresponde a intuição, percepção e desenvolvimento do conhecimento. É através do conhecimento que se pode transcender e chegar à iluminação”. Continue sempre tendo a simplicidade e sabedoria da vida pra ouvir e escutar a palavra de Deus no canto dos pássaros. Te amo meu irmão!!!!

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics