segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O que fazer com o outro em situações difíceis?

Existem momentos na vida que nos encontramos bem assim: descalços, diante de um caminho cheio de pedras duras e pontiagudas. Só há este caminho. Em momentos assim, só nos resta sermos fortes, encarar o desafio do caminhar e seguir em frente. Mas como isso é possível? Faz-se impossível o não se machucar nas severas pedras. Então, é exatamente neste momento que entendemos que não há uma formula mágica que nos faça chegar à força sem que antes tenhamos provado a fraqueza. São em momentos assim que precisamos enxergar as miudezas da vida, pois sem dúvida nestas miudezas encontramos não outros caminhos, mas pequenas possibilidades de um caminhar não sem sofrimentos, mas atenuado e permeado pela certeza de chegar do outro lado como um vencedor. E quem disse que os vencedores não sofrem e não se machucam? Bom, é assim a vida!
Nunca se desfaça de algo ou alguém, sem antes saber o verdadeiro motivo pelo qual quer se desfazer. Nem sempre tais motivos são óbvios, nem tudo está às claras. Penso ser necessário garimpar, esmiuçar o coração do outro, talvez assim enxergaremos para além de um simples olhar. O outro nem sempre nos convencerá com suas palavras, portanto, é preciso olhar nos olhos... Em alguns casos, um abraço sincero, um toque no rosto e até mesmo um sorriso. Estas ações podem trazer a tona verdades jamais esculpidas nas palavras.
Dou-lhe um conselho: quando não encontrar no outro, procure em você mesmo, assim como o artesão procura sua arte escondida nos excessos na matéria bruta de sua pedra. O belo nem sempre é exposto, nem sempre pode ser visualizado, mas sempre pode ser sentindo, e melhor que senti-lo é absorvê-lo, assim nos tornaremos em atitudes tão belos quanto o belo.
Não há nada mais belo do que oferecer, amor, ternura, aconchego e perdão para aquele que, por qualquer motivo, espera de mim e você, desprezo, aversão, indignação, odiosidade e tudo mais que se assemelhe à dor.
Que neste momento você aceite com serenidade as coisas que não podem ser modificadas, tenha coragem para modificar as que podem e sabedoria para perceber a diferença.
Agora lhe pergunto: - Diante do que você está vivendo. O que não pode ser modificado? O que pode ser modificado?


Ildeilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics