quarta-feira, 9 de março de 2011

Possessão


A declaração universal dos direitos humanos assegura que a liberdade é um direito inalienável da pessoa. A manutenção da vida depende de cada ser em seu próprio estado de ser gente, pessoa, não de outrem. Quando outra pessoa usa da “posse” sobre alguém acontece a violação e o estupro da vida!
Estou ainda linkado de alguma forma ao último texto que postei, quando falei sobre “posse”. É que ultimamente tenho visto redes invisíveis que pescam de forma agressiva vidas que deveriam ser livres como as borboletas e intensas em seus avessos como as ondas do mar.
A “possessão” é ação tão demoníaca que a consciência do possuído tem a certeza que a vida agora já não lhe pertence, pois está em outras mãos, criando um ambiente de extrema fragilidade da experiência humana, uma vez que a vitima acredita que a rendição é o único meio de garantir a sobrevivência.
Quem não tem medo dos demônios? Quase toda a humanidade teme esses espíritos oriundos das mais profundas trevas. É isso mesmo! O possuidor é um demônio que usa do medo para paralisar sua vitima. Temer uma pessoa é o mesmo que lhe entregar o direito de nos assombrar constantemente. Conversando com um amigo em uma cidade distante ele me disse: “Estou longe de casa à três dias, tinha que ter voltado ontem, porém não deu certo, irei retornar amanhã e estou com medo de minha esposa.” Sempre que estamos paralisados pelo medo, de alguma forma, estamos privados de nós mesmos. Só assumimos nossa identidade quando conseguimos olhar nos olhos das pessoas, e dizer o que sentimos e o que queremos, não como afronta mas como autenticidade. Meu avô dizia: “O cão tem o poder de perceber nosso medo, e isso o encoraja para nos agredir. Olhá-lo nos olhos é um recurso que inibe o ataque”.
A possessão atinge níveis catastróficos, pois mina a convicção do possuído, causando o esquecimento do ser. Algumas pessoas já não conseguem viver longe das correntes que aprisionam suas vidas. Esqueceram da liberdade, não sabem viver livres, tem medo da liberdade; as gaiolas projetam segurança, equilíbrio e tranqüilidade. Preferem ser possuídos, acorrentados, precisam do medo para sobreviver. Medo que acorrenta os pés, que cega, que faz esquecer o que temos de mais lindo, medo que nos faz esquecermos o que amávamos, dilui nossa identificação e que atrofia os sonhos.
Um dia Jesus de Nazaré encontra um jovem que sofria possessão demoníaca, por conta disso, vivia nos sepulcros como um animal, amarrado, acorrentado, ninguém podia contê-lo. O endemoniado de gadareno. Este jovem era vitima de uma casta de demônios que fora denominado de Legião. Jesus expulsa a legião, deixando o jovem livre, absolutamente liberto, transformado, com possibilidades de ser gente, de cantar, pular, correr, ir ao carnaval, visitar o kabanas e fazer tudo o que mais lhe interessava. Porém, tal jovem parece não saber viver livre, tem a necessidade de ser possuído novamente, quer ir com Jesus, precisa se sentir preso como antes. O mestre lhe impede dizendo: Você é livre, não te livrei dos demônios para que seja meu escravo, não é esta a proposta, volte para os seus!
Jesus resgatou a vida daquele jovem, este resgate possibilitou devolver-lhe a si mesmo. O corpo antes acorrentado, amarrado e negado, volta a si pertencer. Volte para sua casa, seu quarto, seus familiares, retorne ao seu mundo. Não precisa vir comigo. Agora és livre!
Essa é também uma liberdade concedida aos familiares daquele jovem, pois eles foram livres da dor de ter um ente querido possesso. Liberdade é porta aberta pela qual passaremos todos nós!
Uma vez livre da possessão é preciso festejar o retorno, assim como na parábola do filho pródigo que retornou depois de um longo período possesso por ele mesmo. Distante dos nossos significados, não há possibilidades de felicidade. Quem já foi objeto de posse sabe muito bem disso.
O retorno pra casa lhe devolve a capacidade de reassumir a identidade perdida.
Volte para os seus... Volte para você mesmo (a)...

Ildeilson Santos

4 comentários:

  1. Há uma musica que em sua letra expressa uma verdade muito interessante "...Estar com você
    Na virada do sol
    É compreender
    Que o que há de melhor
    Tá na vida
    Na transformação
    Da natureza
    Que me traz a noção
    Na verdade
    Eu não vou chorar
    Eu não
    Hoje sei, sei
    O que a terra
    Veio me ensinar
    Sobre as coisas
    Que vêm do coração
    Prá que eu possa trazer
    Prá mim e prá você
    Liberdade
    Prá dentro da cabeça
    ...." Natiruts
    Compreender a dinâmica de liberdade na vida, é perceber a liberdade de SER, sem a negação do Eu e do Outro.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Servo, a ideia é esta mesmo!
    Seja bem vindo ao nosso habitat do ser-no-mundo-com-o-outro!

    ResponderExcluir
  3. liberdadeeeeeee...Palavra tão cogitada, tao falada e tão pouco vivida pelo ser. As vezes me questiono se esta palavra realmente tem sentido na vida do homem,ja que sempre o ser humano constroi situaçoes para se torna escravo, e prezo dentro de gaiolas seja por pessoas ou por instituiçoes.Acredito que o ser humano só encontrará a tão sonhada liberdade quando entender Jesus ai aproveitará do sabor de ser livre...Valeu pastor

    ResponderExcluir
  4. Poww Prª Cricia é isso mesmo... Essa liberdade só no Cristo, mas o "cristo" q tem sido apresentado em nossos dias têm um fardo muito pesado... Ele tem as chaves das cadeias, ele prende e mata... Infelismente...

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics