segunda-feira, 14 de março de 2011

"Deus me aceita eu pastor!"

Marcado pelo sentimento protestante/missionário de levar Deus até as pessoas, fui de forma arrogante e prepotente como pastor à casa de uma irmã na tentativa de encaminhá-la à presença de Deus. De acordo a mim mesmo, poderia aliviar aquela alma que julgava está atribulada pelos dilemas da vida.
É horrível e também preconceituoso dizer que as pessoas não têm Deus, e que nós somos os únicos filhos de Deus, a nação eleita, geração santa, povo escolhido. Assim fizeram os missionários americanos ao chegarem aqui. E assim fazem as nossas igrejas todos os dias. (((((Meu Deus quanta arrogância!)))))
Não faz muito tempo que vi escrito em uma camisa: “Levando Jesus ao Nordeste.” Isso é patético, ridículo e horrível. Esse etnocentrismo das igrejas cristãs é uma tentativa de aprisionar Deus, dizendo que nós o possuímos e por conta disso temos a verdade, e a partir da nossa bondade levaremos a Palavra para aqueles que estão distantes da luz, aos ímpios. Somos de Deus e os demais do Diabo. Quem é ímpio mesmo nesta história?
Fico a pensar: será que Deus não estava presente no Brasil, antes da chegada dos “missionários” americanos? Será que o Espírito Santo não pairava acima das águas dos mares e acima das terras dos recônditos desse país antes da chegada desses “missionários?”

E lá estava o patético pastor, acreditando mesmo que poderia levar Deus a algum lugar ou alguém. Esforçava-me para mostrar a graça de Deus, sua bondade, seu amor, sua companhia e os demais atributos. Quando de repente, aquela mulher cheia de tatuagens, cabelo black power, com um jeito meio hip, uma forma de se expressar bem diferente da minha, dizendo: “Massa, beleza, de boa, só, idéia, valeu brother, é o cara, mano, aloprado, nóia, baqueado, deixe de onda véi, só filé, colé...”
Ela com esse jeito descolado de ser, usou uma frase que não saiu mais de minha memória: “DEUS ME ACEITA EU PASTOR!”
Não sei se a gramática permite esse: “Deus me aceita eu pastor!” Mas de que importa falar escrever certo e fazer errado. Melhor falar escrever errado e fazer certo. Hoje essa frase tem corrido em minhas veias, latejado em meu coração, gritado em meus ouvidos. E quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a Igreja.
Passei quatro anos e meio no seminário, li alguns livros, assistir algumas aulas, ouvir vários teólogos falarem sobre Deus, participei de encontros, palestras, seminários e outros mecanismos que somaram e muito para minha existência. Mas confesso que depois desta visita feita a esta irmã, pude de fato perceber que Deus não se prende a dogmas, preceitos, ideologias ou qualquer outro tipo de sistema que tente enquadrá-lo. Deus é e acontece na existência de cada pessoa, de cada cultura. Aquela serva de Deus me fez ver que não vamos nunca levar Deus a algum lugar, iremos sempre descobri-lo, descobrir o Deus que sempre se fez presente, mesmo sob forma desconhecida e anônima.

De uma coisa estou certo, não levei Deus, mas de fato o descobrir por lá.

Ildeilson Santos

6 comentários:

  1. Fantástico!!!

    Aprendi que Deus não aceita apenas a mim como mais um, mais uma alma perdida, mais um integrante de sua massa, ah não! Deus aceita EU, Léo... Com todas as prerrogativas que trazem esse nome, essa pessoa, este ser em construção... E não só me aceita, Ele me chama de Filho Amado... Como mesmo diria essa irmã, Deus é massa!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim Léo, Deus é massa! Ele também me aceita eu! kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmmm isso é mais que demais...Ser aceito assim como somos por Deus !!!! E olha que não diferentes de todas as outras pessoas em qualquer lugar deste planeta somos apenas miseráveis dependentes das suas misericordias...Obrigada Jesus por me aceitar eu...

    ResponderExcluir
  4. Valeu Daniela, esse Deus é demais... Essa aceitação é a manifestação da graça! Isso é fantástico!

    ResponderExcluir
  5. Dey, acredito que o problema não é Deus nos aceitar é aceitarmos Deus...

    Um xero meu brother!!!

    ResponderExcluir
  6. Dizer q as pessoas não tem Deus são palavras típicas dos sacerdotes de todas as épocas, perdidos dentro de si mesmo e de suas jaulas institucionais, precisam ter uma coisa que ninguém mais tem para sentirem-se melhores... Escolheram possuir Deus... Perfeito Pr.Ildeílson... Aquela Antiga rixa entre pastores e sacerdotes continua e em tempos de igrejas cada vez mais doentes precisamos da ousadia e da sabedoria de profetas... Continue essa caminhada jamais se deixe aprisionar pelo status quo sacerdotal... Grande Abraço!! Xeroo Pr.!

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics