domingo, 26 de dezembro de 2010

Pedaços do SER


Quando quebramos algo de valor, logo mensuramos o que foi investido: tempo, espaço, esforço, dedicação, sentimentos, sonhos, projetos, uma imensidão de tudo aquilo que precisou ser usado para de alguma forma construir o valor daquilo que  agora está quebrado.
Agarramo-nos ao valor do objeto, e não ao objeto de fato. Parece que amamos o valor estimado das coisas e não as coisas em si, assim se faz com as pessoas, somos capazes de amá-las pelo valor que as mesmas representam para nós, aquilo que elas têm a oferecer e não aquilo que elas são de fato. O que importa neste mundo de interesses é o valor, não a pessoa.
Eu sou assim, não falo dos outros, falo de mim mesmo. Da minha humanidade desumana, do meu jeito pessoal e impessoal de ser.
A tentativa de ser - humano deve passar pelo crivo da valorização do SER e não do ter. Mas isso é tão complexo, tão difícil, pois, assim que o outro nada mais tem a nos oferecer, logo partimos por uma busca desenfreada daquilo ou daquele que algo tem a nos ofertar.
Negociamos o amor, por isso amamos a quem nos ama. Isso é uma barganha. Perdoamos aqueles que “não pecam escandalosamente”, e depois dizemos que acreditamos no Cristo que morreu pelos nossos pecados. Será mesmo que cremos neste sacrifício pelos nossos pecados? Parece que o sacrifício do Cristo foi feito pelos acertos e não pelos erros. Por isso tenho que acertar sempre, caso contrário o sacrifício do Cristo não terá valor algum...
Mas, espere um pouco, sou um processo, sou e estou inacabado, sou como o rio no processo de vir a ser. A obra é contínua, vai acontecendo, meus erros, são possibilidades de um dia vir a ser de fato humano, humano mesmo no sentido mais próximo da literalidade desta palavra, humano mesmo como DEUS o é!
Quebrei sim! Quebrei muitas coisas em minha vida e na vida de outras pessoas, os caminhos que me levaram a esta “quebrança total”, são caminhos que espero ter conhecido a tal ponto de não precisar mais caminhar por eles, estou sendo e acontecendo na caminhada.
Não quero ser escravo dos meus erros, das minhas falhas, daquilo que quebrei, ou seja, não quero dá valor aos meus erros no sentindo de carregá-los comigo e viver atrofiado, preciso ser capaz da ressignificação para a contemplação do sagrado que me faz ver no outro a imagem do Cristo e ao mesmo tempo minha imagem.
Quero ser capaz de abrir meu coração de tal forma que você adentre nele por completo, do jeito que és, com seus erros e acertos. E se assim for, serei parecido com o Cristo, coisa que ainda estou longe, porém na ânsia da aproximação.

Quero ser alguém assim, com minha vida correndo sangue, não quero ser alguém que não chora... Que não sente... Não quero ter respostas certas pra tudo, ou melhor, não quero ter as respostas, prefiro buscá-las junto com você... Não quero ser incapaz de errar, quero ser capaz de reconhecer meus erros e dizer: Perdoe-me!
Quero apenas ser gente, e lutar para não fazer mais ninguém sofrer!!!
Quero valorizar não o ter, mas o SER!

Ildeilson Santos

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dey! Um presente esse texto!!!Muito obrigada por cada palavra, vírgula e ponto! Preciso delas na busca do meu ser humana, imagem e semelhança de Deus!!!Preciso delas para achar os caminhos da vida os caminhos do amor ao próximo! Um prazer lê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Poxa amiguinha, não estou acreditando q vc está aqui, dando-me a honra de um comentário em meu humilde blog...
    Sinto-me lisonjeado com sua presença...
    Seja muito bem vindaaaaaaaaaaa, volte sempreeee.....
    Um xero..........

    ResponderExcluir
  4. Foi profético este meu encontro com o dito texto! Porque eu precisava dele, pra fechar 2010 de uma vez e pra tomar coragem pra buscar vassoura e pá e jogar logo os cacos irrecuperáveis fora.Teu texto causou sobre mim o efeito q me causam as letras, as palavras...foi uma sessão de massoterapia! Obrigada por tê-lo escrito com a maestria de um ser humano! Também não quero ser refém de minhas culpas, dos meus erros, de um passado recente e tão pouco, que de fato me apeguei mais ao valor que eu mesma mensurei de um objeto que em mim não ficou legal. Muito obrigada!Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  5. Pooxxxaaaa Déi!! Surpreendente seu texto, o q não me surpreende vindo de vc... Vou me juntar a Aninha e Aníssima e agradecer pelo texto, Cada pedacinho me desafia a ser mais, sinto-me assim quando leio o evangelho, as palavras de Jesus que sempre nos desafia a reconhecer q somos todos pecadores, humanos, falhos, mas a prosseguir, a levantar sempre, juntar os cacos... Essas palavras me desafiam, como Pastor, a não me parecer nunca com os religiosos do tempo de Jesus, mas com a Samaritana, a adultera, Zaqueu, que tiveram verdadeiros encontros com Jesus quando estavam em pedaços e esse encontro os reestabeleceu... Um abraço amigo irmão e companheiro!! Parabéns pelo belíssimo texto!!

    ResponderExcluir
  6. Ana, Aníssima e Marcos, vocês representam para mim o protótipo de ser humano que Deus quer q sejamos.
    Ana eu ja tive a privilégio de vê-la pessoalmente em 2 ou 3 oportunidades, fiquei encantado com seu estilo de ser.
    Anissíma te conheço de ouvir falar, os comentários ao seu respeito é de um ser humano que adora a vida e busca não somente sua felicidade mas o do outro também, espero conhecer-te em breve.
    Pr. Marcos é um dos caras mais inteligentes e camaradas que já conheci, através de vc pude perceber que existe um Deus para além de deus.
    Feliz 2010 para vocês também...

    ResponderExcluir
  7. Dey, muito obrigada por sua visita e pelas palavras gentis!! Ouço falar muito bem de ti também. E pode bater nos três blogueiros que vc falou lá no seu comentário, pois que me esconderam de ti...hihihi...No mais, eu que agradeço por ter conseguido te agregar aos meus contatos. Feliz 2011, ano de inspirações!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Meu caro, além do desafio de vencer a barreira da visão utilitarista com que olhamos para o outro, ainda temos a tentação de só amar nele o reflexo daquilo que mais nos orgulhamos de haver em nós. Desta forma amamos no outro o que ele tem de semelhante conosco, coisas do Ego que não é menos utilitarista, rs. Aprender a amar e acolher o que no outra é diferente de nós e principalmente nas suas mancadas e mazelas é a maior escola que a vida pode nos oferecer.

    Belo post meu lindo, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  9. Dey.....impressionante como tudo que conversava ontem com um amigo foi ratificado por esse texto seu...Fico,mais uma vez,feliz ao perceber minhas idéias sendo,pelo menos,parecidas com as suas,pois és uma pessoa admirável. Saiba que estamos juntos nesta batalha de superação e aprimoramento diário do nosso ser humano. Seu texto serviu para ,mais uma vez,me despertar e visualizar o quanto ainda tenho que aprender a viver. Abração meu amigo!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Vim parar aqui no seu blog procurando alento p/ minhas afliçoes. Fiz 40 anos agora em junho e parece que essa data faz com que façamos um resumo de nossas vidas. Estava perturbado, me criticando, me culpando a exaustao por minhas falhas e erros do passado. Seu intenso e fantástico texto me deu uma grata resposta de alento p/ tudo que estou sentindo. Sou humano, erro e disso posso mudar como pessoa e tocar p mais 40 anos de vida. Obrigado, um forte e sincero abraço p/ vc e p/ minha vida de agora em diante.

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics