terça-feira, 2 de novembro de 2010

A volta de Jesus...

Jesus voltou em uma viagem que fiz!
Recentemente fui extremamente abençoado por alguns irmãos da SIBV (Segunda Igreja Batista na Cidade de Valença), com uma viagem que há certo tempo fazia parte dos meus sonhos. (Conhecer várias cidades de Minas Gerais, principalmente as históricas, como: Ouro Preto, Congonhas, São João Del Rei, Caeté, Tiradentes, Lavras, Poços de Caldas e outras).
Estes lugares que excedem a uma beleza exuberante e um contexto histórico que nos permitem realmente uma viagem pelo túnel do tempo, nos aproximando de nossos antepassados, ampliando consideravelmente a visão cultural, social e espiritual, foi simplesmente fantástico, apoteótico. Aproveitando a oportunidade, resolvemos estender um pouco mais a viagem em direção a Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro), somente hoje entendo porque – CIDADE MARAVILHOSA, (claro! passamos apenas pelos pontos turísticos e mais badalados da cidade que já estão sendo reformados e preparados para a Copa do Mundo de 2014), e acabamos por findar nosso tour em Rio das Ostras, Búzios, Capo Frio e Arraial do Cabo. Pra quem já conhece estas cidades, sabe do que estou falando, para aqueles que não as conhece, fico triste por não conseguir encontrar palavras que descrevam tamanha beleza e manifestação do amor de Deus.
Você pode estar perguntando o que esta viagem tem a ver com o tema deste texto? A VOLTA DE JESUS...
Por instantes caí no pecado de pensar que estava no paraíso, caí no pecado de não me lembrar dos milhares de meus irmãos que são impossibilitados de conhecer tantas maravilhas, cheguei a acreditar que Deus de fato é brasileiro, que nada mais existia além do belo que estava diante dos meus olhos. Jesus voltou naquele momento e ali estava eu, despercebido, não estava vigiando, Ele veio como ladrão, e me pegou despercebido – (Mt 24.42-44).
O propósito principal da viagem foi um congresso profético de cunho escatológico, que abordou questões acerca da volta de Jesus, o arrebatamento da igreja, colocações neste sentindo. Oradores bem instrumentalizados no tema deixaram o encontro ainda mais dinâmico e inteligente. Pessoas de diversas cidades do Brasil e algumas pessoas do exterior acrescentaram um brilho interessante ao evento, que não deixou nada a desejar quando o assunto é luxo e boa comodidade.
Foram quatro dias de congresso, palestras e louvores que apontavam para a volta de Jesus, para sua iminente descida do céu, sua repulsa ao Estado Norte Americano e aos inimigos de Israel. Uma verdadeira torcida para que Jesus voltasse a fim de exterminar, eliminar, fazer desaparecer do mapa países que se declaram inimigos de Israel. Fiquei embasbacado com o sentimento “cristão” de horror e morte frente aos inimigos. “Esperança Renovada foi o tema norteou todo o congresso”.
Não quero parecer critico ou cético, muito menos alguém decepcionado com a igreja institucionalizada. Mas preciso fazer algumas ponderações que acredito ser interessante para algumas pessoas que acreditam como eu na volta de Jesus.
Existem diversos perigos em torno dos mais místicos quando o assunto é a volta de Jesus. Ouço sempre e me arrepio quando alguém quer de alguma forma associar acontecimentos catastróficos, como guerras entre alguns países, principalmente do oriente médio, e da mãe natureza revoltada com as constantes agressões causadas pelo homem. Para alguns mais radicais estes acontecimentos são os prenúncios da volta de Jesus. Associações e interpretações perigosas que causam assombro, e no meu ponto de vista, tiram assim o verdadeiro foco da mensagem escatológica de Jesus e dos evangelhos.
Não temos dúvida de que Jesus Cristo nosso Senhor, já tem voltado todos os dias para milhares de cristãos e não cristãos no mundo todo. Se a volta de Jesus não for diária, o evangelho não teria sentido. Jesus volta sempre que alguém divide o pão de cada dia, sempre que alguém compreende a mensagem de amor e graça que faz da pessoa um ser humano de fato. Existem aqueles que usam, muitas vezes, Israel como a bússola, como a cartilha, como o caminho que indica a volta de Jesus. Esquecendo que a bússola, a cartilha o caminho são os milhares de milhares de esfomeados, rejeitados, abandonados, encrausulados, oprimidos, humilhados e injustiçados que estão ao nosso lado diuturnamente. Para estes sinais fechamos os olhos, viramos as costas.
Não assumimos nosso papel diante a iminente volta de Jesus. Sim, ele vem, creio nisso piamente, por isso também sou chamado cristão, por crer, e ser discípulo. Discípulo é aquele que segue e que faz igual ou parecido. Jesus disse: “Eu sou o caminho a verdade e a vida” - (João 14.6). Ele é o caminho que nos leva em direção ao outro, ao pobre, ao desprovido de amor, graça e misericórdia, é o caminho que nos leva ao encontro de todos que sofrem com as injustiças, não somente aquelas causadas pelo governo, mas também pela Igreja. Ele é a verdade que alumia os caminhos mentirosos da morte, que revela o escondido nos corações traiçoeiros. Ele é a vida que emana da misericórdia e que projeta o ser humano para dentro, ou seja, para o centro do Reino de Deus.
Quando Cristo voltar, ele devolverá o reino a Deus. "Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte" (1 Coríntios 15:23-26). Cristo está reinando agora. Ele reinará até que o último inimigo seja destruído. Então ele devolverá o reino ao seu Pai. O projeto do Pai é dividir seu Reino entre os pobres, aqueles que são como crianças, ou seja, desprotegidos e abandonados em muitos casos.
Jesus é a vida, e seu maior inimigo é a morte.
Morte é uma agressão a vida... Quem não se importa com a volta diária de Jesus e deixa seu irmão caído à beira do caminho está ao lado da morte, é cúmplice dela, estes já estão mortos são inimigos de Jesus, por conta disso, sua morada é fora do Reino, pois Jesus voltou e eles estavam despercebidos...
Jesus voltou agora!                                                 
Deus nos abençoe.

3 comentários:

  1. Meu Pastooorrr, q percepção formidável sobre esse tema tão injeçado no meio evangélico. É notável que a maioria tem vivido (e somos tentandos todo dia) uma espiritualidade escapista e egoísta acerca da volta de Jesus e a realidade do céu, que já deveria estar dando seus sinais através do Reino que já foi inaugurado. Sei que não sou o melhor dos mortais pra ta aqui falando, mas a única coisa q ta me dando essa coragem é o fato de Jesus voltar pra mim constantemente através das relações que cultivo, principalmente com o autor desse texto. Meu lindo, que Jesus sempre volte na experiência dos nossos encontros. Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. os dias vai ficado cada vez maiz curto e todos que quizer vir até Deus DEVEM SE ACHEGAR NÃO OLHA PRA O QUE ESTÃO AO SEU RENDO..........

    ResponderExcluir
  3. Dey, já estou te seguindo viu? Bjs

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics