terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aprender com os erros


Nos encontros e desencontros da vida, deparamos em algumas ocasiões com situações inoportunas que abalam a existência. Minha área de atuação profissional como também a vocacional levam-me a lugares desprovidos de alegria, esperança, ambientes áridos... Sem vida, sem graça, sem dignidade, sem sorriso, sem alma... Vazios, rasos, feios, sórdidos...
Deparei-me com uma pessoa exaurida em saúde. Isso é normal, mas normal não era a postura desta pessoa diante da vida. Dizia ela: “Já me condeno tanto pelos erros que na vida eu cometi, pelas vezes que não soube decidir”.
Estas palavras tinham vida e morte ao mesmo tempo. Vida, pois estava ali e era bem audível; morte, porque causava dor, angústia e espanto. Suas palavras apontavam seus erros. A cada erro lembrado em suas palavras, exauria ainda mais sua situação. A incapacidade de perdoar a si mesmo matava aquele homem em seu próprio erro, como se seus erros o levasse direto à pena de morte.
Razoavelmente lembrei-me do grande pedagogo baiano Cipriano Luckesi, que ensaia sobre a “Construção da Aprendizagem a partir do erro”. O mesmo defende que “o erro não é fonte de castigo, mas suporte para o crescimento”. O erro é importante na construção da virtude. Precisamos fazer do erro um lugar de aprendizado, não um lugar de derrota ou morte.
Não se condene tanto, você é humano. Não é raro na vida nos autocondenarmos. Esta atitude não pode encontrar espaço na vida daqueles que compreendem a humanidade da existência. Não devemos nos culpar pelos erros cometidos, mas buscar possibilidades de mudanças para sermos melhores mesmo através dos erros.
Jesus sempre apregoou a misericórdia, todas as vezes que ele operava um milagre na vida de alguém, a virtude do milagre estava na capacidade da reinterpretação do ser humano, geralmente eram pessoas que estavam inseridas num contexto de miséria, angústia e dor. Eram vidas que deram errado. Historia que não valeram a pena. Pessoas que erraram e erraram feio. Os erros não podem nos atrofiar, pelo contrário, nossos erros precisam ser oportunidades de aprendizagem, e a partir daí, seremos pessoas melhores.

Ildeilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics