quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

De 1981 – 2010, somente agora sei quem são meus amigos!

Quero me reportar ao finalzinho de 2009, a exatamente um ano atrás, quando sentado debaixo de um pé de Juá-mirim refletia sobre como poderia ser 2010. Estava na tentativa de buscar novas experiências de vida, novos mecanismos para evoluir, para crescer na vida no sentido de realizações pessoais, ter um salário melhor, comprar um carro, construir uma casa, ter fama, estas coisas que quase todo mundo quer ter, principalmente no mundo marcado pelo capitalismo.
2010 chegou trazendo muita esperança, força de vontade, possibilidades de realização dos sonhos, tudo caminhando para dentro da normalidade. Mas, de repente, percebo que a vida tem suas implicações, que escolhemos caminhos que nos levam a descaminhos. Então, os sonhos, projetos e anseios vão ficando distantes e em alguns casos impossíveis... Assim é a vida. Você sabe o que te sucederá amanhã? Isso é, se o amanhã nascer.
2010 foi para mim, o ano que definiu algumas coisas importantes, talvez a mais importante de todas: o amor que as pessoas sentem por mim ou não, foi colocado à prova. Quando os nossos erros vêm à tona, o amor do outro passa pelo crivo da nossa dúvida. Será que ele(a) vai me amar assim, desse jeito, mesmo tendo feito isso? Como será a reação das pessoas, será que serei aceito por elas ou não? Tudo isso são questionamentos que fervilham dentro de nós como um vulcão já em erupção! E acreditem, estas larvas queimam de verdade.
2010 foi o ano das verdadeiras amizades...
2010 foi o ano do verdadeiro amor...
Alguém já disse que só se conhece um amigo de verdade no momento da dor! Pode até ser, mas no meu caso, passei a reconhecer meus amigos de verdade não somente na dor, mas principalmente no momento em que eles souberam das minhas faltas, dos meus erros, olharam para mim e disseram: venha comigo, eu te amo assim mesmo como és!
Claro, esses amigos não são muitos, e pasmem, nem deve ser!
Quando alguém sofre um acidente, logo uma multidão se aproxima para observar, ver se o acidentado já morreu, se teve fratura exposta, perceber se a massa cefálica está no chão ao lado do corpo, alguns querem até filmar para mostrar depois, colocar no youtube. Até que pessoas desconhecidas se aproximam somente para ajudar, são os paramédicos, enfermeiros, pessoas responsáveis pelos primeiros socorros, e estas pessoas não são muitas, uma equipe de no máximo 3. A multidão ao redor faz seus julgamentos: ele(a) estava em alta velocidade, ultrapassou o sinal vermelho, estava na contra-mão, ele(a) usa drogas, estava sem o cinto de segurança, estava todo errado, etc.
Porém, a equipe do resgate não se importa com as causas do acidente, nem com o acidente em si, eles querem mesmo é está perto do acidentado afim somente de salvar sua vida. Aqueles são os únicos amigos do acidentado... A multidão quer apenas ver o “tufo”, ou seja, a morte.
Hoje não tenho um salário melhor, não consegui comprar um carro, nem sei o que é fama, nada disso faz parte de meus sonhos e projetos para 2011. Hoje tenho certeza que conquistei um dos bens mais valiosos que um ser humano pode adquirir. AMIZADES VERDADEIRAS.
Quero de coração agradecer aos meus amigos, não irei citar seus nomes aqui, mas sei perfeitamente que ao lerem este texto logo seus corações gritarão por AMOR e palpitarão por MISERICORDIA de forma ainda mais intensa...
Vocês são meus anjos... (Co-Lo-Jo-Mo-Ya-Ja). Sozinho não é quem não tem ninguém; sozinho é quem não tem amigo.
Só tenho que agradecer pelo belo ano de 2010, onde de verdade descobrir quem são meus amigos.
Seus verdadeiros amigos só se manifestarão quando você precisar ser amado(a).
Quando tudo vai bem, muitos dão tapinhas nas costas e querem está perto de você, quando você precisa ser amado... (risos).
Agora sim, posso desejar a todos um FELIZ 2011.

Ildeilson Santos

domingo, 26 de dezembro de 2010

Pedaços do SER


Quando quebramos algo de valor, logo mensuramos o que foi investido: tempo, espaço, esforço, dedicação, sentimentos, sonhos, projetos, uma imensidão de tudo aquilo que precisou ser usado para de alguma forma construir o valor daquilo que  agora está quebrado.
Agarramo-nos ao valor do objeto, e não ao objeto de fato. Parece que amamos o valor estimado das coisas e não as coisas em si, assim se faz com as pessoas, somos capazes de amá-las pelo valor que as mesmas representam para nós, aquilo que elas têm a oferecer e não aquilo que elas são de fato. O que importa neste mundo de interesses é o valor, não a pessoa.
Eu sou assim, não falo dos outros, falo de mim mesmo. Da minha humanidade desumana, do meu jeito pessoal e impessoal de ser.
A tentativa de ser - humano deve passar pelo crivo da valorização do SER e não do ter. Mas isso é tão complexo, tão difícil, pois, assim que o outro nada mais tem a nos oferecer, logo partimos por uma busca desenfreada daquilo ou daquele que algo tem a nos ofertar.
Negociamos o amor, por isso amamos a quem nos ama. Isso é uma barganha. Perdoamos aqueles que “não pecam escandalosamente”, e depois dizemos que acreditamos no Cristo que morreu pelos nossos pecados. Será mesmo que cremos neste sacrifício pelos nossos pecados? Parece que o sacrifício do Cristo foi feito pelos acertos e não pelos erros. Por isso tenho que acertar sempre, caso contrário o sacrifício do Cristo não terá valor algum...
Mas, espere um pouco, sou um processo, sou e estou inacabado, sou como o rio no processo de vir a ser. A obra é contínua, vai acontecendo, meus erros, são possibilidades de um dia vir a ser de fato humano, humano mesmo no sentido mais próximo da literalidade desta palavra, humano mesmo como DEUS o é!
Quebrei sim! Quebrei muitas coisas em minha vida e na vida de outras pessoas, os caminhos que me levaram a esta “quebrança total”, são caminhos que espero ter conhecido a tal ponto de não precisar mais caminhar por eles, estou sendo e acontecendo na caminhada.
Não quero ser escravo dos meus erros, das minhas falhas, daquilo que quebrei, ou seja, não quero dá valor aos meus erros no sentindo de carregá-los comigo e viver atrofiado, preciso ser capaz da ressignificação para a contemplação do sagrado que me faz ver no outro a imagem do Cristo e ao mesmo tempo minha imagem.
Quero ser capaz de abrir meu coração de tal forma que você adentre nele por completo, do jeito que és, com seus erros e acertos. E se assim for, serei parecido com o Cristo, coisa que ainda estou longe, porém na ânsia da aproximação.

Quero ser alguém assim, com minha vida correndo sangue, não quero ser alguém que não chora... Que não sente... Não quero ter respostas certas pra tudo, ou melhor, não quero ter as respostas, prefiro buscá-las junto com você... Não quero ser incapaz de errar, quero ser capaz de reconhecer meus erros e dizer: Perdoe-me!
Quero apenas ser gente, e lutar para não fazer mais ninguém sofrer!!!
Quero valorizar não o ter, mas o SER!

Ildeilson Santos
Real Time Web Analytics